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CTIC amplia atendimento de telefonia na UFPA com sistema baseado em redes

  • Publicado: Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 08h57

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA está realizando a migração dos telefones da instituição para o sistema de Voz sobre IP (VoIP). Baseado em redes de Internet, o sistema VoIP possui manutenção mais fácil com um custo bem menor que a telefonia tradicional, utilizada na maioria dos ramais da universidade. 

Ao contrário do sistema analógico que já é utilizado, o sistema VoIP não precisa de uma infraestrutura específica, e pode utilizar o cabeamento de Internet da instituição, o que facilita a instalação e manutenção dos ramais. “O telefone comum é barato, mas a infraestrutura é muito cara. O VoIP remove toda a complexidade e custo da infraestrutura tradicional e concentra-se em um aparelho. Na prática, o telefone é um pouco mais caro que o convencional, mas não existe praticamente nenhum custo de infraestrutura, porque ela utiliza a rede de Internet já existente”, explica Marcelo Moraes, coordenador de redes do CTIC e responsável pela operacionalização do sistema.

Segundo ele, a instalação dos telefones está sendo feita aos poucos, por conta do custo dos novos aparelhos. Conforme os equipamentos do sistema antigo vão apresentando problemas, os números são migrados para o novo sistema e os novos telefones são instalados, até que todos os 2000 ramais já existentes na UFPA sejam migrados e integrem completamente a solução. “A expectativa é termos o sistema presente em todos os ramais assim que tivermos aparelhos suficientes. Até lá, vamos priorizar aqueles que não puderem mais utilizar o sistema analógico e unidades administrativas. Salas e ramais de professores serão atualizados em um outro momento. Esses critérios só existem porque ainda não temos o suficiente para todos”.

Caso as unidades e professores optem por comprar aparelhos VoIP por conta própria, o CTIC realizará a instalação e adequação ao sistema. Até que todas as unidades sejam atendidas, o Centro cederá apenas um aparelho VoIP por sala, e em caso de falha de outros aparelhos analógicos na mesma sala que não possam ser recuperados, o ramal ficará desativado a menos que a unidade adquira um aparelho.

Vantagens - Além do menor custo de manutenção e instalação, o sistema também permite que telefones em outros campi da UFPA possuam ramais próprios, e não dependam de uma rede telefônica externa. Com o sistema analógico isso não era possível, porque era necessária uma estrutura de cabos que impossibilitava a ligação entre campi de diferentes municípios. Agora os campi que possuem VoIP, podem entrar em contato com ramais de Belém apenas digitando os quatro números do ramal, e gratuitamente.

Como era antes - O sistema antigo, de telefonia, dependia de cabos que ligavam todos os ramais a uma central, que ficava no CTIC. Essa estrutura além de ser grande, dificulta a manutenção, pois é difícil saber em que ponto ocorrem os problemas no sistema. Essa estrutura também impedia que unidades fora do Campus do Guamá e em outros municípios aderissem à linha da UFPA diretamente, é necessário realizar outro processo de contratação de link de voz.

Redução de custos - Após o início da ampliação do serviço VoIP, vários contratos de telefonia fixa foram cancelados, principalmente nos campi do interior e unidades da rede metrobel, permitindo com isso economia de recursos públicos para toda universidade.

 

Para solicitar uma avaliação técnica do serviço VoIP, os usuários podem abrir uma chamada no SAGITTA.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do CTIC

Fotos: Reprodução Google

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