XVIII Forum Multicampi da UFPA

• Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 09h00

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação esteve presente no evento ocorrido no Campus principal de Castanhal. Foram dois dias de plenárias sobre o tema "Multicampi da UFPA" como melhorar os serviços e infraestrutura dos Campi.

O Fórum ocorre duas vezes ao ano e conta com a participação de todos os onze Campus da Universidade, Reitoria, Pró-Reitores e Dirigentes dos órgãos suplementares. O objetivo é fomentar soluções para os principais problemas da maioria dos Campi, entre eles estão acesso a internet, infraestrutura, políticas institucionais e acadêmicas.

Foram dois dias de debates e apresentações, no primeiro dia 01/12, o Vice-Reitor da UFPA Prof. Dr. Gilmar Silva abriu o evento justificando a ausência do Reitor Prof. Dr. Emmanuel Tourinho e discursando sobre a importância do encontro, depois todos os Campi através de seus Coordenadores e Vice apresentaram sua realidade e serviços desenvolvidos desde o último fórum, o segundo dia 02/12, foi destinado aos órgãos suplementares e pró-reitorias apresentar suas diretrizes e metas de trabalho para sanar os principais anseios dos Campi.

O momento econômico do país e as incertezas de investimentos na educação também foi um assunto muito abordado por todos, é nítida a preocupação com orçamento para o próximo ano, o que pode deixar planos de crescimento em infraestrutura mais difíceis de serem executados.

O CTIC através de sua Direção, o Analista de Tecnologia da Informação Marco Aurélio Capela, apresentou um panorama geral da rede de dados da UFPA, e informou a metodologia de trabalho que o CTIC irá adotar pros Campi. "O CTIC vai reproduzir o projeto que a Reitoria passou na primeira reunião de alinhamento profissional, que é a descentralização dos serviços, isso significa que as equipes de TI dos Campi irão receber apoio técnico para gerenciar e implantar serviços de TI para melhorar a sua rede local. Quanto a questão de infraestrutura no próximo ano o CTIC já irá contar com uma empresa contratada via licitação para execução dos serviços de cabeamento estruturado e lógico, os recursos para custear as obras deverá ser adquirido em conjunto CTIC, Campi e Secretaria Multicampi, assim todos jogamos em um mesmo time para superar as dificuldades", afirmou o Diretor.

No final do fórum foi feito a escolha de um novo presidente e sede do próximo encontro. A nova direção do evento é composta pela Presidente Professora Drª. Maria Ivonete Coutinho da Silva e o Vice Professor Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues, a próxima reunião dos dirigentes dos Campi será no final de junho de 2017 no Campus de Capanema.