WORKSHOP CTIC 2016

• Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 17h12

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA, realizou no último dia 13 de dezembro seu “Workshop de Projetos e Metas”, o evento contou com a partição de todas as Coordenadorias, onde os Coordenadores apresentaram sua atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2016, e as próximas ações a serem desenvolvidas no próximo ano. Ainda houve a participação do Ponto de Presença da RNP (POP-PA) que contribuiu para enriquece o diálogo sobre investimento em serviço e infraestrutura de TI.

Um tema bastante importante para as áreas fins do CTIC foi exposto pela Coordenadoria Administrativa, Orçamento para 2017. Outra questão que foi abordada foi o processo de planejamento do CTIC para 2017, que será feito através da elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação seguindo normas e manuais do SISP do Governo Federal.

Relatos: Houve uma mudança na forma que o Governo enxerga o centro de tecnologia da instituições, a partir de agora será formado um Comitê Gestor de TI envolvendo o Reitor, Pró-Reitores e CTIC para poder tomar decisões relacionadas a TI da Universidadeinformou Antônio José, Assessor de Inovação e Tecnologia.

“Conseguimos terminar o ano de 2016 sem nenhuma intervenção drástica da procuradoria da UFPA relacionados aos processo de serviços e contratações de TI, isso é uma grande vitória, significa que conseguimos realizar um trabalho sério e transparente para a Universidade.” destacou Lucas Silva da Assessoria de Orientação Normativa de TI.

“No próximo ano o CTIC destaca-se como corrente contrária as politicas econômicas atuais, ao invés de reduzir o orçamento, a Administração Superior da Universidade concedeu um acréscimo no orçamento para ser investidos em equipamentos de tecnologia” ressaltou Roberto Relvas – Coordenador Administrativo.

“Precisamos aumentar o quadro de pessoal para minimizar os problemas no atendimento das demandas da UFPA que crescem a cada dia” afirmou o Coordenador de Data Center, Carlos Nogueira.

“A comunicação do CTIC com as demais unidades da UFPA precisa avançar mais, o CTIC precisa informar suas competências e o que não está sobre sua responsabilidade, o que sempre é confundido com as demais subunidades da Universidade” explicou o Ernani Sales, Coordenador de Sistemas de Informação.

“Crescemos em 44% a expansão da rede sem fio na Cidade Universitária, e conseguimos ativar redes metropolitanas em Altamira e Castanhal. Os planos para 2017 são melhorar o processo de auditoria na rede dos Campi, investir na ampliação do Backbone de fibra da Cidade Universitária, melhorar o desempenho do tráfego de dados na rede geral da UFPA, ajudar no processo de serviços de TI dos técnicos dos Campi.”, destacou Marcelo Moraes, Coordenador de Redes.

“Parabenizo a Coordenaria de Redes pelo trabalho de melhorar a comunicação com a Coordenadoria de Atendimento, foi uma ajuda fundamental para aumentar o nível de diagnósticos nos problemas informados pelos usuários” informou Paulo Marron, Coordenador de Atendimento.