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Conheça o trabalho da Coordenadoria de Sistemas da UFPA

  • Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 11h55

A Coordenadoria de Sistemas de Informação (CSI) é uma subunidade do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) e é responsável por monitorar e administrar os principais sistemas de informação da UFPA, como o SIG (Sistema Integrado de Gestão) e os sistemas implantados anteriormente, denominados legados, a exemplo do Sistema Integrado de Ensino (SIE). A CSI também cuida da implantação e desenvolvimento de novos módulos e sistemas de acordo com as necessidades da UFPA, além de prover suporte aos usuários online, por telefone e presencialmente. Todos esses serviços são oferecidos para tornar a vida de funcionários e alunos mais prática e fácil.

Atualmente, o principal sistema de informação utilizado na Universidade é o SIG-UFPA, composto pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), SIG-ELEIÇÃO e o SIGADMIN. Todas essas aplicações estão integradas a um banco de dados único, que contém desde informações de gestão da UFPA até documentos e dados acadêmicos dos alunos. Isso permite a obtenção de relatórios gerenciais mais completos e confiáveis. Também evita a inconsistência de informações com o uso de vários sistemas isolados - cenário anterior ao SIG-UFPA.

Além dessa plataforma, a Coordenadoria de Sistemas administra o SAGITTA (Sistema de Atendimento ao Usuário), desenvolvido pela equipe de analistas de TI do CTIC. Hoje em dia a plataforma é utilizada tanto pelo Centro de Tecnologia quanto por outras unidades da UFPA, como o CIAC e os campi de Altamira, Bragança, Castanhal e Tucuruí. O SAGITTA disponibiliza um catálogo de serviços oferecidos pelas unidades aos professores, alunos e técnico-administrativos. O usuário pode criar uma solicitação para tratar de necessidades como a abertura de conta de e-mail, correção de problemas no histórico, acesso aos periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), instalação de programas, entre outros. Internamente essas solicitações são recebidas por uma equipe de atendentes especializados e redirecionadas aos gerentes dos setores competentes.

A CSI também mantém o SIE (Sistema de Informação para Ensino), adquirido da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). O sistema é uma plataforma mais antiga que funciona por meio de um sistema desktop, ou seja, um programa instalado em um computador interligado via rede interna da UFPA. O principal projeto em execução no CTIC atualmente é a transferência completa dos dados do SIE para o SIG-UFPA. Ernani Sales, coordenador da CSI, conta que a meta é parar de usar o antigo sistema até o fim de 2017.

Desafios

 Há um grande trabalho de manutenção para o funcionamento de todos esses sistemas de TI. Como as informações são geradas diariamente, é necessário fazer checagens regulares no banco de dados, monitorar a eficiência dos sistemas, fazer cópias de segurança (os famosos backups). Além disso, inúmeras solicitações provenientes dos usuários são atendidas todos os dias para oferecer o maior nível de automação possível no desempenho das atividades acadêmicas e administrativas da UFPA.

 Contudo, a equipe da CSI é composta atualmente por 13 servidores e 4 bolsistas. Apesar de todo o esforço técnico, esse número muitas vezes não é o suficiente. Ernani Sales afirma que “pela demanda de trabalho que temos em detrimento do tamanho da equipe, não conseguimos atender na velocidade desejada”.

 Um dos objetivos estratégicos do CTIC é aumentar o número de módulos implantados do SIG-UFPA para ter uma plataforma única e integrada de sistemas de informação. Isso trará um aumento das demandas de projetos de implantação e manutenção para a CSI. “Sem investimentos em recursos humanos e materiais, os resultados serão alcançados mais lentamente”, diz Ernani Sales.

Perspectivas futuras

 A CSI planeja estruturar Comitês de Gestão dos principais sistemas para estabelecer um canal de comunicação com as unidades da instituição - pró-reitorias, institutos e faculdades - a fim de tomar decisões gerenciais alinhadas aos objetivos estratégicos da UFPA. A CSI também investe na melhoria dos seus processos internos, como a definição de uma política organizacional de desenvolvimento de software e investimento em capacitação técnica dos servidores.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do CTIC

Foto: Divulgação do CTIC

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