Conheça o trabalho da Coordenadoria de Redes da UFPA

• Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 13h38

Descobertas científicas, projetos que atendem a comunidade, decisões administrativas e até os materiais usados em sala de aula na Universidade Federal do Pará (UFPA) - nada poderia “circular” digitalmente sem a rede de dados mantida pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

A rede de dados - backbone, em termos técnicos - da UFPA precisa de manutenção constante. São milhares de usuários utilizando o sistema institucional diariamente e, para manter a eficiência e produtividade, a Coordenadoria de Redes do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) realiza a instalação, configuração e manutenção dos dispositivos e serviços da rede da Universidade, além de planejar a expansão e atualização de toda a sua infraestrutura e dos links de internet dos campi.

A Coordenadoria é responsável por 96 prédios conectados pelo backbone da Rede Darwin. São 53 prédios no Campus Básico e 42 no Campus Profissional e da Saúde. Fora da Cidade Universitária ainda existem 12 outras unidades espalhadas por diversos bairros de Belém e Ananindeua, conectadas via backbone da Rede Metrobel. No interior do estado a Coordenadoria presta suporte aos 11 campi, totalizando 21 links de dados distribuídos.

Cabe à Coordenadoria de Redes monitorar o funcionamento dos enlaces de dados providos pela RNP, NavegaPará e operadoras comerciais e também o monitoramento e expansão das redes sem fio eduroam, UFPA 2.0 - Institucional e UFPA 2.0 - Visitantes. Aprenda a utilizá-las na Wiki do CTIC. A Coordenadoria também disponibiliza acesso à informações úteis sobre a rede, tipo, o gráfico de tráfego de dados de toda a Universidade, onde é possível visualizar o quanto está se utilizando de acesso a internet e como está o backbone nacional da rede Ipê da RNP - provedora de internet da Universidade. Outro serviço é o monitoramento dos links dos Campi do interior, à página de internet conta com informações sobre o status de cada link, a velocidade de conexão e o histórico de consumo por hora, diário, semanal e mensal.

Coordenadoria recomenda manutenção de técnicos locais: Uma das principais dificuldades apontadas pela Coordenadoria de Redes é a falta de profissionais de TI lotados nos Institutos, o que acaba gerando sobrecarga na equipe de redes. “Nossos técnicos precisam se deslocar pelo Campus para resolver proredes atividades3blemas muitas vezes triviais e que poderiam ser facilmente resolvidos por um técnico local. Nossa equipe já é reduzida, são dois Analista e quatro Técnicos de TI e mais o Coordenador”, afirma Marcelo Moraes, Coordenador de Redes.

Para Marcelo, a criação de equipes locais de suporte em TI pode garantir aos usuários um atendimento mais ágil e pessoal, e a Coordenadoria de Redes passa a investir em projetos ou solução de problemas que impactam a comunidade universitária como um todo.

A rede foi ampliada em 2016 e a expansão continua - “Em 2016 fizemos uma expansão bastante significativa na capacidade de acesso à internet da UFPA. Nosso link de dados saltou de 1 Gbps para 10 Gbps, beneficiando a todos os usuários”, aponta o coordenador de redes do CTIC/UFPA, que também anuncia: “outros projetos já estão em fase de realização”.

Serviços:

Consulta do status do backbone da UFPA: https://www.ctic.ufpa.br/index.php/trafego

Status dos links dos campi do interior: https://www.ctic.ufpa.br/publicacoes/paginas/statusLinks.html

Gráficos do tráfego de dados dos Campi: https://www.ctic.ufpa.br/index.php/campus-do-interior

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do CTIC.

Fotos: Alexandre Moraes e Google.