Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CTIC investe em melhorias na tecnologia da UFPA

  • Publicado: Sábado, 13 de Maio de 2017, 23h39

O novo planejamento de TI da UFPA está em fase de elaboração pelo CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação). O documento direciona os investimentos em novos aparatos tecnológicos pensados estrategicamente para atender às demandas de ensino, pesquisa e extensão na Universidade. A unidade responsável pela organização do plano é a Assessoria de Inovação Tecnológica, que tem atuado com ênfase na área da Governança de TI. A GovTIC funciona como uma composição de processos e iniciativas com o intuito de alinhar os objetivos estratégicos da UFPA com a Tecnologia da Informação.

Padrões nacionais de planejamento - Antonio Barros, chefe da assessoria, explica que desde 2010 o governo federal tem introduzido novos métodos e instruções normativas com o objetivo de aperfeiçoar a Governança de TI dos órgãos da Administração Pública Federal. Um deles é o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), do qual a UFPA faz parte. O SISP define instrumentos estratégicos de planejamento e gestão de pessoas, que devem ser seguidos obrigatoriamente por todos os membros. A fiscalização do cumprimento de todas as demandas é feita pelo CGU (Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União).

A governança e planejamento de TI do CTIC é feita com base no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da UFPA. Isso garante que o investimento seja pensado estrategicamente para atender a todas as necessidades da instituição a longo prazo. Todas as demandas são registradas em um só documento denominado Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), em que o objetivo é garantir que tudo seja organizado e executado da melhor maneira possível.

O último PDI da UFPA foi aprovado recentemente pelo CONSUN (Conselho Universitário) e a próxima reunião para discutir o novo planejamento de TI da instituição será em junho. O próximo passo é a definição da equipe que elabora o PDTIC, feita pelo Comitê de Governança Digital. A minuta é preparada pela equipe, recebe aprovação do comitê e é encaminhada ao reitor para ser submetida aos conselhos superiores, segundo o Decreto n°8.638 de 2016. O processo tem duração de alguns meses.

Novos projetos - A estratégia proposta no PDTIC dos anos anteriores proporcionou a parceria entre a UFPA e o Governo do Estado na instalação de antenas para melhorar a conexão de internet nos campi do interior. É prevista uma ação no próximo PDTIC para intensificar a parceria com a PRODEPA (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará) para expandir a disponibilidade de link de internet nos Campi do interior, pólos ou núcleos da UFPA.

Assessoria de Inovação - É uma subunidade do CTIC que tem como atribuição principal assessorar a direção do CTIC no desenvolvimento de estudo e planejamento de ações inovadoras de TIC, como protótipos de produtos ou processos, que resultem na introdução de novidades e aperfeiçoamentos nos serviços oferecidos dentro da UFPA.

 

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do CTIC

Fotos: Alexandre Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página