UFPA finaliza expansão de rede de fibra óptica do Campus Básico

• Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2017, 13h30

Neste mês foi concluída a obra de ampliação da rede de fibra óptica da Universidade Federal do Pará. A melhoria é de responsabilidade do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) e foi executada por uma empresa terceirizada. A ampliação irá garantir mais velocidade, segurança e estabilidade na rede de internet dos prédios da instituição.

A fibra óptica do campus básico tem nove anos e a do profissional tem seis. Desde então, nenhum projeto havia sido realizado para expandir a rede - mas a UFPA não parou de crescer. “Muitos prédios foram construídos em regiões que a gente não previu, então a nossa rede não passava por esses locais”, esclarece Marcelo Moraes, coordenador de redes do CTIC. Por isso, novos pontos de conexão já estão sendo preparados para receber novos prédios.

Um dos prédios que não fazia parte do plano de fibra óptica inicial é o Mirante do Rio, novo centro dos cursos de graduação do campus básico da UFPA. Marcelo explica que foi preciso fazer um enlace de longa distância até outro local com pontos livres para conexão. “Isso não é ideal porque o gasto com fibra se torna maior. Os cabos de conexão também precisam ser mais longos, e por isso ficam mais vulneráveis”, afirma ele. Com as novas obras, o Mirante e outros prédios como o Vadião e o Restaurante Universitário serão melhor atendidos, e o anexo da reitoria passará a ter uma ligação direta com o CTIC.

Os alunos poderão perceber as mudanças: as redes ficarão menos sobrecarregadas, ou seja, a internet ficará mais rápida. Haverá espaço para conexão de novos prédios e maior estabilidade no tráfego da rede. A expansão de fibra óptica do Campus profissional e da saúde é estimada para o próximo semestre.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação).