Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CTIC aumenta a segurança na rede sem fio e internet dos campi da UFPA

  • Publicado: Sábado, 15 de Julho de 2017, 10h33

A instalação do novo firewall da UFPA que monitora as redes sem fio e link dos campi da instituição já está implantado. O equipamento garante mais estabilidade e segurança na rede por meio do monitoramento de tráfego dos computadores nos campi do interior e nas redes sem fio UFPA 2.0 e Eduroam. O objetivo é minimizar o uso desvirtuado da rede - downloads de filmes e jogos, por exemplo - e priorizar o estudo e pesquisa na Universidade. Esta ação está vinculada ao objetivo estratégico estabelecido no PDI da UFPA - “assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de Tecnologia da Informação” - através do indicadores “Índice de disponibilidade de sistemas” e “Índice de conectividade de rede dos campi”.

Marcelo Moraes, coordenador de redes do CTIC, aponta que a Internet lenta ainda é um problema nos campi fora da capital. Por isso, o uso da rede para outras finalidades além do estudo precisa ser limitado. “Às vezes mais de 60% da banda é usada para atividades de recreação. Se as pessoas estão esquecendo da função acadêmica e administrativa, a rede está sendo mal utilizada”, explica ele.

O objetivo do firewall, além de estabilizar a rede, é servir como estímulo à produção acadêmica da Universidade. “O usuário que acessa a rede com o objetivos não acadêmicos acaba consumindo uma parte deste recurso que poderia estar sendo utilizada por outros usuários como ferramenta de trabalho e pesquisa”, diz Marcelo. O equipamento permite que sites de redes sociais e downloads de filmes, por exemplo, sejam bloqueados ou tenham uma banda menor disponível para uso. Ou seja, apenas uma porcentagem da rede - ou mesmo nenhuma - poderá ser utilizada para acessar sites sem teor acadêmico.

O dispositivo também permite monitorar a circulação na rede. A partir disso, é possível observar quais sites são acessados com mais frequência e estão consumindo mais banda. Assim, será mais fácil solucionar problemas a partir do bloqueio de sites que não são voltados para uso acadêmico ou administrativo. Apesar de possuir a ferramenta capaz de executar as limitações e bloqueios, o CTIC não o faz sem que as coordenações dos campi façam uma solicitação formal com memorando/chamado no SAGITTA.

Firewall previne o uso ilegal da rede - Além de estimular os estudos, o firewall também é uma boa alternativa para evitar ataques externos e acessos não autorizados na rede da Universidade. A rede “UFPA 2.0 - Visitantes”, por exemplo, tem acesso livre aos transeuntes do Campus. O equipamento garante mais segurança e, com o registro de acessos, facilita a identificação de usuários praticantes de atividades ilegais.

 

Serviço

Os coordenadores dos campi podem solicitar o bloqueio de sites em https://sagitta.ufpa.br/sagitta/.

Leia mais aqui.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação).

registrado em:
Fim do conteúdo da página