Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Em destaque > CTIC orienta sobres normas de acesso à rede institucional e serviços
Início do conteúdo da página

CTIC orienta sobres normas de acesso à rede institucional e serviços

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2019, 14h03

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA disponibiliza em seu site instruções normativas de acesso à rede institucional, e-mail e backup, que devem ser seguidas para o uso recomendado e mais seguro de dispositivos na instituição. O CTIC recebe demandas relacionadas a problemas técnicos dentro da cidade universitária, 11 Campi do interior e 23 unidades na rede METROBEL, e auxilia no acesso a internet, rede sem fio, segurança da informação, serviços de e-mail, sites, VoIP, VPN, SIG-UFPA, etc.

O Governo Federal, através da SETIC/SISP, determina várias normas de tecnologia da informação que todos os órgãos do executivo federal devem seguir. Uma delas é a presença de Comitês de Governança Digital dentro das instituições. “O comitê da UFPA é presidido pelo vice-reitor, Prof. Dr. Gilmar Silva, participam também os pró-reitores da PROAD, PROPLAN, PROEG, PROPESP, PROEX e a direção do CTIC”, explica Marco Aurélio Capela, diretor do CTIC.

O comitê se reúne para discutir políticas que façam com que a segurança da informação na Universidade seja fortalecida. Como uma das ações iniciais o comitê aprovou três instruções normativas: de acesso à rede institucional, e-mail e backup.

E-mail – As instruções explicam quem tem direito ao e-mail institucional, qual a responsabilidade do usuário e do CTIC, descreve a finalidade e tudo o que o usuário precisa saber sobre o e-mail. Acesse no link.

Backup – Atualmente o CTIC faz backup dos serviços essenciais da UFPA, como o Sistema Integrado de Gestão (SIG UFPA) e servidores de e-mail. Porém, se o usuário pretende implantar um backup de seus próprios arquivos locais, o CTIC o orienta através da instrução normativa. Acesse no link.

Rede Institucional – Para seguir a Lei do Marco Civil da Internet e a proteção de dados pessoais, é necessário respeitar uma série de critérios para que o acesso à rede de dados da instituição seja segura. A Instrução Normativa determina que todos que utilizem a internet, através de qualquer dispositivo, pela rede da UFPA precisam se identificar, com usuário e senha, para que o registro de conexão seja armazenado. É obrigatório que o usuário da rede se identifique para que se possa realizar uma auditoria quando for solicitado pela justiça e a segurança dos dados, de acordo com a lei. Acesse no link.

Novas instruções normativas estão sendo elaboradas, hospedagem de serviços e softwares, serão as próximas a serem analisas pelo comitê, o objetivo é regulamentar os serviços de data center da UFPA e softwares utilizados pela comunidade acadêmica e administrativa.

 

Foto: Google

Texto: Assessoria de Comunicação do CTIC

registrado em:
Fim do conteúdo da página