Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CTIC investe em capacitação de servidores

  • Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 09h55

Faz parte da rotina dos alunos da UFPA chegar na Universidade e logo conectar o celular no WiFi ou utilizar um laboratório de informática. Tarefa simples, prática e rápida - ao contrário da enorme manutenção da rede de dados da instituição, que comporta cerca de mais de 7 mil usuários por dia. O CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação), responsável por cuidar da tecnologia da informação da UFPA, e procurar investir na capacitação de seus servidores para atender às demandas da Universidade da melhor maneira possível.

No último dia 28/03, os seis técnicos de Tecnologia da Informação do CTIC concluíram cursos na área infraestrutura de redes. As aulas foram realizadas por uma empresa especializada nos serviços de infraestrutura de redes. Os novos conhecimentos serão aplicados a fim de melhorar o atendimento na UFPA e nas demais unidades do interior. A equipe é responsável por fiscalizar, orientar e realizar novos projetos de cabeamento estruturado e no backbone de fibra óptica da Universidade e Campi do interior.

Marco Aurélio Capela, diretor do CTIC, explica: “A UFPA fica fortalecida com os servidores deste Centro capacitados e qualificados, a fiscalização de execução de serviços de infraestrutura de redes é importante para garantir a qualidade da rede lógica entregue. Eles farão análise das propostas, visita técnicas nos prédios e validação do serviço”.

Objetivos estratégicos - a ideia foi capacitar profissionais para cuidar do cabeamento da Universidade, dos campi do interior e também do próprio CTIC. Giuseppe Maso foi um dos técnicos capacitados. Ele trabalha no Data Center da UFPA, a unidade responsável pela segurança da rede institucional, e participa de muitos cursos na área de TI. O técnico afirma que, por meio da capacitação, o CTIC pode atender melhor às exigências da Universidade.

Com a expansão e melhoria de redes nos campi do interior, os profissionais também farão viagens a municípios como Breves e Soure para fiscalizar as obras realizadas. Leia mais sobre as ações do CTIC nesses municípios aqui.

Monitoramento dos serviços é fundamental - As obras de instalação da fibra óptica e cabeamento estruturado da Universidade são feitas por empresas terceirizadas. Por isso, é importante avaliar se a instalação está sendo feita dentro dos padrões e termos de garantia da qualidade. Paulo Palmeira, outro técnico capacitado, ressalta a relevância do trabalho: “os cursos são importantes para monitorar as empresas e também garantem aprendizado e crescimento profissional”, diz.

Paulo lembra de antigos problemas acarretados pela falta de acompanhamento técnico das obras. “Muitas vezes, depois do término da instalação, algum prédio da UFPA acabava ficando sem internet. Então tínhamos que chamar outra empresa para resolver o serviço”, afirma o técnico. 

As ações já começaram - O principal projeto realizado atualmente pelo CTIC é a ampliação da rede de fibra óptica do Campus Básico. Em vias práticas, isso significa aumentar a capacidade da rede para comportar novos prédios e usuários, sem afetar a velocidade de conexão. As obras já estão sendo monitoradas pelos técnicos capacitados do CTIC. Leia mais sobre a extensão do backbone da UFPA no link: https://goo.gl/9asTXl.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

Foto: Divulgação CTIC

registrado em:
Fim do conteúdo da página