Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

FAQs

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2016, 09h23

Esta seção tem o objetivo de esclarecer dúvidas dos usuários da Rede da UFPA em relação aos serviços do CTIC. O objetivo é que cada usuário possa fazer uma triagem de sua solicitação para o CTIC, inclusive conhecer o que as atividades que o CTIC NÃO realiza.

1. O CTIC faz manutenção em impressoras?

Não, apenas realiza instalação e configuração de impressoras.

2. Posso levar ao CTIC meu computador para manutenção?

Não, os serviços de manutenção são exclusivamente para computadores que pertencem à UFPA. Os computadores que chegam ao CTIC pertencem a centros e Órgãos da Universidade e só são recebidos com autorização dos técnicos que não conseguem resolver o problema no local.

3. O CTIC faz manutenção em Smartphones e tablets?

Não, apenas disponibiliza um tutorial para configuração da rede sem fio institucional com o nome "UFPA 2.0 - Institucional".

4. O CTIC disponbiliza ou configura alguma rede sem fio não homologada pela solução aplicada na UFPA?

Não, as únicas redes homologadas, disponibilizadas e gerenciadas pelo CTIC são "UFPA 2.0 - Institucional" e "UFPA 2.0 - Visitantes", qualquer outra rede com nome diferente não é mantida e administrada pela equipe do CTIC.

5. O CTIC utiliza rádios wireless convencionais ou soluções caseiras?

Não, os rádios homologados na rede sem fio mantida pelo CTIC são partes de uma solução coorporativa implementada na UFPA, pois possuem uma capacidade de gerencia, processamento e transmissão de dados maior que rádios convencionais ou caseiros, o que facilita a administração.

6. O CTIC realiza backup de dados dos sites hospedados em seu data center?

Não, por motivos de espaço em seu storage de armazenamento, apenas os serviços críticos da Universidade (E-mail, SIG-UFPA, Portal, etc.) possuem uma rotina de backups, o backup dos arquivos dos sites dos usuários é de responsabilidade do mesmo conforme está descrito no termo de compromisso assinado no momento da solicitação de hospedagem do site.

7. O CTIC envia E-mail solicitação atualização cadastral, dados pessoais e dados acadêmicos?

Não, nenhuma coordenadoria envia e-mail para os usuários solicitando tais informações, caso o usuário precise alterar algum dado e não conseguir via sistema deve abrir uma solicitação no serviço de atendimento do CTIC, Sagitta, e aguardar o atendimento.

 8. O CTIC realiza algum bloqueio de páginas de internet?

Não, no momento nenhuma página de conteúdo web é bloqueada pelo CTIC.

9. O CTIC monitora e registra os acessos de usuários e dispositivos de todo o tráfego de dados na rede da UFPA?

Sim, as equipes de Data Center e Redes monitoram todo o tráfego de dados no ambiente computacional da UFPA, todo o processo de monitoramento está de acordo com a Lei Nº 12.965 intitulada "Marco Civil da Internet", que determina responsabilidades ao CTIC como provedor de acesso a internet da Comunidade Universitária.

10. O CTIC monitora as mensagens de e-mail, redes sociais, mensageiros instantâneos, dados bancários, etc?

Não, apesar de monitorar e registrar todos os acessos na rede da UFPA, o CTIC não visualiza o conteúdo de mensagens, e-mail, contas bancárias, etc, pois os mesmos passam por um canal criptografado, e o que o CTIC monitora são apenas os endereços e solicitações de acesso aos sites e serviços.

11. O CTIC realiza serviços de cabeamento estruturado e óptico nos prédios da UFPA?

Não, a equipe técnica do CTIC apenas fiscaliza obras de cabeamento estruturado e instalação de fibra óptica, o lançamento de cabos e conectorização é realizado por empresa especializada com profissionais treinados para a tarefa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página