Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Usuários da UFPA têm acesso livre à internet de outras instituições

  • Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2017, 04h14

Você sabia que o login e senha da UFPA dá acesso à internet de diversas instituições dentro e fora do Brasil? Graças à rede Eduroam (Educational Roaming), alunos e servidores da UFPA podem se conectar livremente a uma rede Wi-Fi segura e de alta velocidade em qualquer instituição do mundo vinculada ao projeto Eduroam.

A iniciativa internacional surgiu a partir da necessidade de criar um meio de autenticação válido para vários institutos diferentes, com o objetivo de estimular a pesquisa, a extensão e a troca de conhecimentos entre estudantes de outras cidades e países. Enquanto o acesso às redes de instituições como a UFPA é limitado a pessoas com vínculo, à rede Eduroam permite que o usuário utilize redes externas com as suas credenciais da universidade de origem.

“Imagine que você é uma professora ou pesquisadora que roda o mundo e passa por diversas instituições de ensino. É difícil ter uma conta para cada instituição visitada. Daí pensaram: mas se essa pessoa faz parte de uma instituição parceira, porque ela não pode usar as credenciais da sua instituição de origem, em vez de nós criarmos uma outra credencial para ela?” explica Rômulo Albuquerque, servidor lotado da Coordenadoria de Segurança e Serviços de Internet do CTIC/UFPA.

Outra facilidade, segundo Rômulo, é para alunos que estudam em determinada instituição, mas estagiam em outra. A partir dessa parceria é possível ter acesso à internet mesmo sem vínculo com a instituição visitada, desde que ambas façam parte do projeto Eduroam.

Login e senha institucional dão direito a vários benefícios - Uma das vantagens da criação de uma conta institucional é o acesso à Federação CAFe (Comunidade Acadêmica Federada), um serviço de gestão de identidade para realizar a autenticação e autorização de usuários. O CAFe oferece algumas condições necessárias para que o Eduroam funcione, por exemplo. Assim, o usuário pode utilizar os serviços oferecidos pela própria instituição e por parceiros, como a rede Eduroam e o Periódico da Capes, uma biblioteca virtual de produção científica nacional e internacional.

Tanto a Eduroam quanto a CAFe são projetos mantidos e fomentados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), presente na UFPA através do PoP-PA, atuando como importante parceira não somente da Universidade como também de outras instituições de ensino e pesquisa.

As credenciais da UFPA podem ser obtidas por qualquer pessoa vinculada à Universidade que possua cadastro no sistema acadêmico (SIGAA, SIGRH, SIPAC, entre outros). Acesse aqui para criar um login institucional.

Sobre a rede Eduroam - Lançada no Brasil em 2012, a rede está presente em mais de 60 países e o maior número de pontos de acesso fica na Europa. No Brasil, participam da iniciativa institutos e universidades federais, centros de pesquisa, laboratórios, faculdades particulares, entre outros. Acesse aqui a lista de parceiros nacionais.

Serviço:

Como acessar a rede Eduroam: https://goo.gl/7L5Ne5

Como acessar os periódicos da Capes pela Federação CAFe: https://goo.gl/fjD7bJ

Periódicos Capes: http://periodicos.capes.gov.br/

Criação de login institucional: http://wiki.ctic.ufpa.br/index.php/Aqui

Em caso de dúvidas, recorrer à Coordenadoria de Atendimento ao Usuário no prédio do CTIC. Aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h.

Os usuários também podem abrir uma chamada no SAGITTA, em https://sagitta.ufpa.br/.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação).

registrado em:
Fim do conteúdo da página