Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Rede sem fio UFPA 2.0 chega aos campi de Castanhal e Bragança

  • Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2017, 08h58

Estudantes e servidores do campus de Castanhal e Bragança já podem ter acesso a um serviço de internet com maior capacidade de usuários, graças à instalação de novos equipamentos transmissores. São oito novos rádios instalados em cada campi com capacidade para 500 usuários por aparelho. A capacidade anterior era de 30 usuários por rádio; agora, são permitidas cerca de 4 mil conexões simultâneas.

A implantação beneficia diretamente os alunos, que passam a ter maior acesso à internet, estimulando o ensino, pesquisa e extensão nos campi.  O analista de TI do campus de Castanhal, Madson Coelho, explica que os rádios foram instalados em pontos estratégicos para garantir acesso à internet em diversos pontos do campus. Fernando Takao, analista de TI do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação), ressalta a importância da instalação: “Os equipamentos profissionais instalados permitem um acesso rápido, estável e seguro à internet”, afirma.

A coordenação do campus de Bragança afirma que “as demandas por acesso a rede sem fio no campus são grandes, os alunos precisam acessar sistemas institucionais como o SIGAA, e-mail, acessar periódicos e revistas científicas. Os técnicos a usam para desenvolver atividades administrativas. Os professores também a usam em sala de aula para acessar sites, sistemas e outros serviços online.”

Todo este trabalho foi realizado através da ação conjunta entre os campi, CTIC e Administração Superior, estando diretamente vinculado ao objetivo estratégico estabelecido no PDI da UFPA - “assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de Tecnologia da Informação”.

Status da rede UFPA 2.0 nos Campi: Atualmente os Campi de Altamira, Ananindeua, Bragança e Castanhal já possuem equipamentos instalados e configurados com a solução de rede sem fio homologada pelo CTIC, até o final do mês de agosto o Campus de Capanema também contará com o serviço para sua comunidade acadêmica. Para os Campi de Abaetetuba, Cametá, Breves, Salinópolis, Soure e Tucuruí, futuramente será ofertada a instalação da rede “UFPA 2.0”, o CTIC está trabalhando para adquirir novos rádios e poder disponibilizar o serviço aos Campi.

As redes são limitadas a pessoas vinculadas à instituição - Diferente do campus de Belém, que conta com a rede “UFPA 2.0 - Visitantes”, o acesso à internet nos campi fora da capital não é permitido a qualquer pessoa. A medida foi adotada como uma maneira de garantir segurança à rede de dados e limitar acessos de usuários externos, que não necessariamente utilizam a rede para o estudo.

Por isso, nos campi de Castanhal e Bragança usuários precisam ter um vínculo institucional com a UFPA para utilizar a rede “UFPA 2.0 - Institucional” ou com outras instituições credenciadas na rede “Eduroam”. Entenda mais sobre o acesso nos links abaixo.

Serviço

Rede sem fio “UFPA 2.0 - Institucional” - instruções para acesso em: http://wiki.ctic.ufpa.br/index.php/Categoria:Rede_sem_Fio

Rede sem fio “Eduroam” - saiba mais em: https://www.ctic.ufpa.br/index.php/component/content/article?id=168

 

Texto/Foto: Divulgação CTIC

registrado em:
Fim do conteúdo da página