Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Em destaque > Últimas Notícias > UFPA disponibiliza adesão para a plataforma G Suite da Google
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

UFPA disponibiliza adesão para a plataforma G Suite da Google

  • Publicado: Quarta, 22 de Janeiro de 2020, 15h47

O G Suite for Education é um conjunto de ferramentas de produtividade e colaboração em sala de aula. Permite criar, editar e compartilhar arquivos em tempo real, além de acompanhar o conteúdo online a partir de qualquer dispositivo. Por esses motivos, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA (CTIC) disponibiliza a adesão das contas de e-mails institucionais da Universidade para o sistema. A plataforma é gratuita e ilimitada para instituições de ensino, como é o caso da UFPA.

Com a nova plataforma, os alunos e servidores da UFPA terão acesso às diversas ferramentas da Google como o Gmail, Hangout, Drive, Formulários, Agenda, Apresentações, Documentos, Planilhas, Sala de Aula, Grupos, Keep, Chat, Jamboard, Sites e Tarefas. Vale frisar que os serviços de e-mail e de armazenamento em nuvem contam com espaços ilimitados, ao contrário das contas pessoais e gratuitas. 

De acordo com Marco Aurélio Capela, Diretor do CTIC, a ideia principal que levou mais de 40 universidades brasileiras a aderirem é o investimento. “Para você manter um serviço de e-mail com qualidade para toda comunidade acadêmica precisa de investimento alto e constante, é um custo de pessoas capacitadas para trabalhar, mas também de investimento em equipamentos, computadores, rede, armazenamento. E é um custo constante. O G Suite oferece isso gratuitamente, então esperamos que todos façam a adesão”, explica.

Migração - Os novos calouros que chegarão em 2020, quando forem criar sua conta institucional, além de acesso à rede sem fio e periódicos, já terão o e-mail pelo G Suite com a assinatura institucional @unidade.ufpa.br.

Ao mesmo tempo, os alunos e servidores que atualmente só tem conta institucional para rede sem fio e periódicos, a partir desta quinta-feira, 23 de janeiro, poderão solicitar, via Sagitta, a adesão para também ter a conta migrada para o G Suite. Com a adesão, o usuário deixa de receber mensagens via correio.ufpa.br, e passa a recebê-las por meio do Gmail.

Para ajudar os usuários e esclarecer dúvidas foi disponibilizado o site da plataforma institucional, acesse https://gsuite.ufpa.br e saiba mais.

Com a mudança, as mensagens recebidas no e-mail serão migradas em segundo plano para a nuvem da Google, e dependendo do tamanho da sua caixa de entrada, a operação poderá acontecer imediatamente ou demorar alguns dias. Caso algo de incomum aconteça, basta entrar em contato com o CTIC, que poderá recuperar os dados uma vez que nada do correio será apagado com a migração.

“Nós já temos mais de 5200 usuários migrados, 330 mil e-mails e mais de 980 mil arquivos nos principais serviços do G Suite desde o ano passado e até agora não tivemos nenhum tipo de problema sério, pois é uma ferramenta completa e didática para ser usada”, completa Marco Aurélio Capela. 

Auditoria – É importante lembrar que quem faz a auditoria dos serviços de e-mail da UFPA são os administradores de domínio que integram a equipe do CTIC. Qualquer tipo de processo judicial, qualquer pedido das autoridades competentes, caso seja necessário, continuará sendo feito pela Instituição, por pessoas autorizadas, e não pela plataforma ou qualquer outra empresa parceira do google.

 

Mais informações acesse https://gsuite.ufpa.br

 

Texto: Nayana Batista – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Assessoria de comunicação do CTIC

registrado em:
Fim do conteúdo da página