Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Em destaque > CTIC provê infraestrutura para eventos na UFPA durante a COP 30
Início do conteúdo da página

CTIC provê infraestrutura para eventos na UFPA durante a COP 30

Publicado: Quarta, 26 de Novembro de 2025, 16h59

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – CTIC da UFPA coordenou as ações relacionadas à infraestrutura e as ações de suporte técnico aos eventos paralelos relacionados a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que aconteceu em diversas unidades da Universidade Federal do Pará (UFPA) entre os dias 10 a 21 de novembro de 2024.

Foram inúmeras atividades de pesquisadores da UFPA realizadas em diversas unidades, para saber mais acesse o site Amazônia na COP. Também ocorreram atividades de entidades externas como a “Cúpula dos Povos Rumo à COP30” em espaços como: Mirante do Rio, salas de aula e auditórios.

Para prover a conectividade é necessário um planejamento e operacionalização de diversas atividades de rede computacional: segmentação de rede, políticas de segurança, registros de logs, endereçamento IP (Internet Protocol), etc. As ações realizadas são frutos do conhecimento adquirido e da experiência da equipe técnica em outro evento ocorrido no ano passado na UFPA, a 76ª Reunião Anual da SPBC. Após a SBPC, o técnico de tecnologia da informação Rodrigo Monteiro, fez o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação voltado a demonstrar todas as fases necessárias para a montagem da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) para eventos de grande porte.

Para Rodrigo foi uma grande oportunidade de validar todo o trabalho acadêmico produzido, ele relata que “o TCC não serviu apenas para documentar a experiência da SBPC, mas para criar um framework capaz de ser replicado em cenários de redes para atender um grande público”.

Para Rodrigo, faltava responder à pergunta 'Isso funcionaria em outro ambiente?'. A resposta veio ao utilizarmos a mesma metodologia de planejamento, segmentação de segurança e monitoramento agora, durante os eventos da COP 30. O sucesso da infraestrutura valida que a estratégia e ações de infraestrutura são robustas, escaláveis e capazes de suportar demandas de rede críticas independente do ambiente. “Isso também demonstra que o conhecimento produzido pelas equipes técnicas da UFPA agrega uma melhoria na qualidade de serviço para a própria instituição e para a sociedade”.

Todas as ações do CTIC foram realizadas sistematicamente: o planejamento, a implantação da infraestrutura de redes, a ativação da central de monitoramento e o suporte técnico ao longo dos dias.

 

Planejamento estratégico

Desde outubro de 2025 o CTIC começou a receber as demandas das atividades sobre eventos relacionados ao tema COP 30 na UFPA. Na fase inicial a equipe de TI trabalhou em estreita colaboração para entender as necessidades específicas para o evento. Isso incluiu: 

  • Apresentar a rede institucional no Campus do Guamá;
  • Mapear os espaços onde as atividades ocorreriam; 
  • Identificar pontos de falha potenciais e planejar soluções;
  • Escolhas tecnológicas, como a decisão de utilizar cabeamento óptico e a definição da rede sem fio apropriada;
  • Endereçamento IP para todos os espaços que seriam utilizados.

O resultado desta fase foi o conhecimento da totalidade dos espaços físicos que seriam utilizados e da estrutura de TI já existente que poderia ser adaptada durante o evento; isso permitiu elaborar detalhadamente todo o orçamento de serviços necessários para realizar a ativação dos espaços, além de quantificar os equipamentos necessários para suportar a demanda de conexão dos usuários e as transmissões ao vivo das atividades.

 

Implantação da infraestrutura de redes

Com o tipo de tecnologia definida, seu formato de configuração escolhido e o quantitativo dos equipamentos necessários para suportar a demanda de conexão em mãos, a equipe técnica do CTIC iniciou então uma série de tarefas para garantir que a infraestrutura de redes estivesse pronta. As atividades pré-evento necessárias incluíram:

  • A implantação do backbone de fibra óptica para a orla do campus básico;
  • Ativação de rede sem fio ao ar livre com 3 (três) rádios outdoors posicionados estrategicamente para oferecer conectividade na orla do campus básico;
  • Ativação de rede sem fio interna em todas as áreas de atividades, como os auditórios e salas de aula;
  • Ativação de links de 1 (um) Gbps de velocidade para todos os pontos de transmissão ao vivo utilizados durante o evento;
  • Configuração de uma plataforma de monitoramento e gestão centralizada da rede.

O objetivo desta etapa era conseguir criar uma infraestrutura física que conseguisse entregar conectividade por cabo ou sem fio de alta velocidade em todos locais em que ocorreram atividades, principalmente nos auditórios com transmissão ao vivo para os canais oficiais da UFPA e em redes sociais, o que foi plenamente alcançado durante os dias do evento, demonstrando a importância do planejamento e ações da coordenadoria de redes da UFPA.

 

Monitoramento da rede

Durante os dias 10 e 21 de novembro, a central de monitoramento da rede de Internet recebeu todos os alertas de falhas em equipamentos, qualidade do sinal de rede sem fio, tráfego de dados, quantidade de usuários conectados e status do link de Internet da UFPA.

A equipe técnica permaneceu em alerta a qualquer sinal de problema, por menores que fossem os indícios, como conexões instáveis ou aquecimento dos equipamentos. Um plano de contingência, com rádios e switches pré-configurados e prontos para substituição imediata, foi estruturado e preparado antes do começo dos eventos, e entrou em ação sempre que necessário de forma a manter a continuidade das atividades na UFPA sem maiores prejuízos ou atrasos em relação aos horários para cada item da programação.

A plataforma de monitoramento centralizada permitiu que o desempenho da rede fosse acompanhado em tempo real, onde foi possível identificar:

  • A média diária de 15.300 (quinze mil e trezentos) usuários ou equipamentos conectados;
  • Mais 9,75 TB de tráfego de dados somados nas redes sem fio e cabeada destinadas ao evento.

Acesse alguns gráficos coletados:

 

Conclusão

Após dois grandes eventos ocorrerem na UFPA a equipe técnica do CTIC já está com todos os processos mapeados e as ações válidas para a montagem e configuração da infraestrutura e serviços de TI necessários para atender grandes públicos.

Para Cleber Souza, coordenador de redes da UFPA, “o CTIC demonstra, a cada desafio, a maturidade técnica e a competência adquirida ao longo dos anos. Contamos com uma equipe preparada, com profundo conhecimento dos ambientes tecnológicos da Universidade e experiência acumulada na execução de projetos. Essa combinação de qualificação profissional e comprometimento garante respostas rápidas, soluções eficazes e a segurança necessária para sustentar grandes eventos na Universidade”.

 

Texto/Arte: Assessoria de Comunicação do CTIC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página