Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

RNP

Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2016, 04h58

O Ponto de Presença (POP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Pará é o principal provedor de serviços de Internet das instituições federais de ensino e pesquisa de Belém e demais municípios paraenses, ele fica sediado no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA.

A RNP prevê a manutenção de uma rede acadêmica nacional que seja, ao mesmo tempo, uma infraestrutura de alto desempenho para comunicação entre instituições de ensino e pesquisa e um laboratório para testes e desenvolvimento de aplicações e tecnologias de rede avançadas. Esta rede nacional, intitulada Ipê - alcança os 26 estados da federal e o distrito federal e dispões de conexões internacionais próprias tanto com redes acadêmicas mundiais como para internet de produção. Baseada em tecnologia de transmissão óptica, a rede Ipê está entre as mais avançadas do mundo e possui conexão com redes acadêmicas estrangeiras, tais como Clara (América Latina), Internet2 (Estados Unidos) e Géant (Europa).

Para mais informações sobre clientes conectados pelo PoP-PA, acesse o site: http://www.pop-pa.rnp.br

Para mais informações sobre a RNP, acesse o site: https://www.rnp.br

Um serviço útil é o panorama de tráfego da rede Ipê, ele ajuda a diagnosticar problemas de instabilidade de acesso à internet, acesse o serviço aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página