Página inicial > Últimas Notícias > Rede sem fio Eduroam

Rede sem fio Eduroam

• Publicado: Domingo, 19 de Março de 2017, 22h07

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) informa aos usuários da conta institucional que a Universidade Federal do Pará faz parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Este serviço de gestão de identidade reúne as instituições de ensino e pesquisa brasileiras por meio de um banco de dados. Isso significa que, por meio de da conta, o usuário pode consultar os serviços oferecidos por sua própria instituição e pelas outras organizações participantes, como o acesso aos periódicos da Capes. O acesso pode ser feito por qualquer aparelho com conexão de internet.

A Rede sem fio “Eduroam” é outro exemplo de serviço. Trata-se de uma rede sem fio, segura e de alta velocidade, com acesso permitido em qualquer instituição do mundo vinculada à Federação CAFe. No caso da UFPA, todos os usuários de e-mail institucional podem, por meio de seu login e da senha, autenticar-se na rede e, assim, navegar na internet. O serviço é oferecido em aeroportos, em universidades nacionais ou estrangeiras, instituições de pesquisa, centro culturais, entre outros. Para isso, basta o ambiente possuir a Rede Eduroam configurada e com acesso à CAFe. O CTIC esclarece dúvidas dos usuários e encaminha todos os erros relatados à equipe responsável pela rede para resolver o problema o mais breve possível.

Qualquer dúvida ou solicitação de atendimento poderá ser feita por meio do sistema de atendimento do CTIC, o SAGITTA.

Para mais informações sobre a Federação CAFe, acesse o site da Comunidade.

Para mais informações sobre a Rede Eduroam, acess aqui.

Como configurar e acessar a rede siga os passos do wiki do CTIC.

Acesse aqui a lista de instituições clientes.

Texto e arte: Divulgação / CTIC