Página inicial > Últimas Notícias > UFPA lança seu Plano de Dados Abertos para o biênio 2023-2024

UFPA lança seu Plano de Dados Abertos para o biênio 2023-2024

• Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 09h15

No último dia 03 de março, o Comitê de Governança Digital da UFPA aprovou o primeiro Plano de Dados Abertos (PDA) da Universidade. O documento foi elaborado pela Comissão Permanente de Dados Abertos (CPDA) da UFPA, criada pela portaria Nº 2229/2022, com foco nos seguintes indicadores: dados institucionais, acadêmicos e dados de pesquisa.

Os chamados dados abertos são informações disponíveis para todos que desejem utilizá-los e redistribuí-los, sem restrições de patentes, licenças ou mecanismos de controle, com algumas ressalvas tecnológicas para que os dados sejam legíveis por máquina.

Para elaboração do PDA da UFPA, a comissão realizou reuniões com as unidades de áreas afins da Universidade para levantar as principais bases de dados que são utilizadas e que atendem aos requisitos para serem disponibilizadas no formato aberto. Após o levantamento interno, foi divulgada uma consulta pública, novembro e dezembro de 2022, para que a comunidade acadêmica e a sociedade civil indicasse quais bases de dados eram de maior interesse. A CPDA consolidou as respostas e montou o cronograma para abertura de dados, descrito no documento.

O PDA é um documento estratégico para a Universidade, pois o acesso à informação pública é um compromisso com a transparência e permite o aprimoramento da gestão.

Próximo passo - A CPDA juntamente com o CTIC está trabalhando para disponibilizar as informações e bases elencadas no plano em um portal específico de dados abertos, que será uma ferramenta tecnológica para consulta e acesso às bases de dados escolhidas. A previsão é que até maio de 2023 o sistema já esteja disponível com a primeira versão publicada.

Comissão - Em atendimento ao Decreto n. 8.777/2016, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, hoje a UFPA possui uma Comissão Permanente de Dados Abertos (CPDA), que é responsável por coordenar e viabilizar todo o processo de elaboração e execução do Plano de Dados Abertos.

Para saber mais sobre dados abertos clique aqui ou se preferir acesse o Portal de Dados Abertos do Governo Federal.

Texto: Ascom e CTIC UFPA
Arte: Ascom UFPA