Página inicial > Últimas Notícias > UFPA será sede de infovia que vai interligar Belém e Macapá

UFPA será sede de infovia que vai interligar Belém e Macapá

• Publicado: Domingo, 12 de Novembro de 2023, 01h11

A Universidade Federal do Pará (UFPA) será uma das sedes das infovias do Programa Norte Conectado, do governo federal, que tem como finalidade a expansão da infraestrutura de comunicações na região amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial. Na última semana, os representantes da Entidade Administradora da Faixa (EAF) responsáveis pela instalação da estrutura que ficará na UFPA visitaram o Campus Guamá para falar sobre o projeto. A previsão é que esta infovia entre em funcionamento até o final do mês de novembro.

ReuniaoANATEL 22A implantação das infovias será baseada em uma infraestrutura de telecomunicações que vai interligar diversas cidades do Norte, com a possibilidade de extensão para outros países nos próximos anos. Já em processo de instalação, o ponto de ancoragem recebido pelo Campus Guamá da UFPA integra a Infovia 03, que terá 624 km de extensão e vai interligar Belém (PA) e Macapá (AP). A princípio, esta infraestrutura estará disponível, especialmente, para o uso na Educação, na Saúde, no Poder Judiciário e nas organizações militares, porém há a possibilidade de abertura ao uso da população, de acordo com o proposto pelo governo responsável.

“Nós temos uma história de convivência com essas tecnologias que é desafiadora. Então, para nós, é emblemático que esta instalação comece aqui, na Universidade, da mesma forma que também ocorreu na Ufopa, em Santarém.  A UFPA abrange 74 municípios e a expectativa de podermos ter essa comunicação a cabo melhora muito as possibilidades de pensarmos a educação e o desenvolvimento do estado”, ressaltou o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, durante a reunião com o diretor de Operações da EAF, Antonio Parrini; o gerente de Projetos especiais da EAF, Sérgio Kern; e o analista de telecomunicações Marcos Antonio Ferreira.

ReuniaoANATEL 33A instalação dessa infraestrutura ocorre por meio de um recurso privado de destinação pública, aportado como contrapartida para as empresas vencedoras do Edital 5G, ou seja, isso significa que a  Entidade Administradora da Faixa é a responsável pela instalação e doação da estrutura, mas a destinação e a utilização ficarão a cargo do governo brasileiro. Por se tratar de um projeto que busca o desenvolvimento da Amazônia sem intervenção no meio ambiente, todas as instalações são realizadas somente sob autorização do Ibama e de outros órgãos intervenientes.

“O projeto é autossustentável, sem qualquer intervenção no leito do rio. A instalação é feita em uma tubulação que não é agressiva ao meio ambiente, de forma subterrânea, e chega até uma caixa de ancoragem sem nenhuma intervenção no rio”, explicou o responsável pelo projeto da Infovia 03, Sérgio Kern.

Com a previsão de conclusão total do projeto para 2025, o ponto de ancoragem instalado na UFPA, que se estende até Macapá, também deverá ser interligado a Ponta de Pedras e Afuá. A expectativa de vida útil de cada uma dessas redes de transporte de fibra óptica instaladas é de 25 anos.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA