Página inicial > Últimas Notícias > UFPA divulga propostas de programação científica aprovadas na primeira etapa para compor a 76ª Reunião Anual da SBPC

• Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 14h59

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Comissão Executiva Local (CEL) da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), divulgou nesta segunda-feira, 13 de novembro, o resultado da primeira etapa de seleção de propostas de atividades científicas visando à composição da programação oficial do evento. Ao todo, 296 propostas de atividades foram aprovadas nessa etapa.

De 29 de setembro até 30 de outubro, a comunidade acadêmica da UFPA e das seis instituições parceiras locais (IFPA, UEPA, UFOPA, Unifesspa, UFRA e Museu Goeldi) puderam inscrever propostas de atividades em quatro diferentes modalidades: conferências, mesas-redondas, minicursos e webminicursos. A CEL recebeu 113 propostas de conferências, 245 de mesas redondas e 116 de minicursos/webminicursos, uma demonstração da intensa participação e do compromisso da comunidade da UFPA e das instituições parceiras com o sucesso da 76ª RA. Após as avaliações, foram aprovadas, nessa primeira etapa, 50 propostas de conferências, 157 mesas-redondas e 89 minicursos/webminicursos.

A próxima etapa consiste no envio, pela Comissão Executiva Local, dessas propostas pré-selecionadas para análise da Comissão de Programação Científica da SBPC, que receberá inscrições de programação de todo o Brasil até o dia 20 de novembro. O resultado final dessa avaliação será divulgado em data a ser informada pela SBPC, no site da Reunião Anual: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/.

SBPC na UFPA - A 76ª Reunião Anual da SBPC será realizada entre os dias 7 e 13 de julho de 2024, no Campus Guamá da UFPA, tendo como tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. Considerada o maior evento científico da América Latina, a reunião tem como público pesquisadores, estudantes, professores, profissionais diversos e cidadãos em geral, interessados em discutir ou conhecer os resultados mais recentes da pesquisa científica, expor trabalhos científicos, debater as políticas de CT&I e propor metas estratégicas para o progresso da ciência no Brasil.

A UFPA já recebeu o evento em outras duas ocasiões: em 1983, com as atividades ocorrendo no Campus Guamá; e, em 2007, com a concentração das atividades no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Em 2024, o evento novamente ocupará os espaços do campus, às margens do rio Guamá.

Acesse o resultado em: https://sbpc.ufpa.br/0/editais

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA