Página inicial > Últimas Notícias > Novo link de internet da UFPA

Novo link de internet da UFPA

• Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 16h50

Terminou no último dia 26/10 a implantação dos módulos do switch de núcleo da Universidade, o que possibilitou oficialmente a implantação do novo link de 10 Gbps com o Ponto de Presença da RNP, PoP-PA, a nova velocidade de conexão é dez vezes maior que a anterior, 1 Gbps, e suportará toda a demanda de tráfego vinda de todas subunidades da Cidade Universitária, Campi do Interior, Metrobel e Rede sem fio.

O processo começou ainda na gestão do antigo diretor do CTIC, Prof. Dr. Eloi Favero, que foi o responsável por conseguir os recursos financeiros para adquirir placas e os módulos do switch de núcleo.

A equipe da Coordenadoria de Redes executou todo o projeto técnico para implantação e testes do novo link. "Estava muito instável a conexão com a internet de vários setores dentro da Universidade, vários usuários reclamando e para o CTIC, o link estava normal" relata o Analista de TI Fernando Takao, responsável pela Divisão de Infraestrutura de redes do CTIC.

A partir de análise de gráficos do monitoramento do backbone da Universidade, foi diagnosticado que a capacidade do link está em 99% sendo consumida, o que indicava um gargalo na hora de conseguir tráfego para navegar na internet. "A partir de nossa ferramenta de monitoramento, podemos observar o aumento no consumo da rede, e passamos a montar um projeto de expansão do link de dados." afirmou o Coordenador de Redes, Marcelo Moraes.

Após a implantação, o nível de consumo aumentou em quase 800 Mbs, 80% da velocidade do link anterior, o que comprovou o diagnóstico feito pela equipe de redes sobre a sobrecarga do link.

Foto: Adolfo Lemos