Página inicial > Últimas Notícias > Áreas de atendimento do CTIC

Áreas de atendimento do CTIC

• Publicado: Quinta, 02 de Março de 2017, 11h56
imagem sem descrição.

Acesso à internet, sistemas de informações gerenciais, banco de dados e e-mail institucional são serviços fundamentais para uma instituição que deseja estar adequada ao mundo digital. Na Universidade Federal do Pará (UFPA), esses e muitos outros serviços são oferecidos pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), órgão suplementar da Universidade, o qual busca modernizar e otimizar os atendimentos aos servidores e alunos, por meio de um incessante trabalho das suas áreas de atendimento.

Coordenadorias - Os setores que trabalham de forma direta com os usuários, ou seja, são mais perceptíveis pelos discentes, docentes e técnicos-administrativos da Instituição são as coordenadorias. Essas unidades cuidam de manter a estrutura de tecnologia de informação que a Universidade possui.

O cadastro de e-mail institucional e a solução de problemas técnicos nos aparelhos da Universidade são exemplos da atuação da Coordenadoria de Atendimento,  que tem como função fazer o primeiro suporte ao usuário. Outras coordenadorias que também auxiliam na interatividade dos membros da comunidade acadêmica são a Coordenadoria de Redes, que cuida da estrutura de rede lógica, óptica e sem fio da Cidade Universitária e dos campi do interior; e a Coordenadoria de Sistemas, que toma conta dos sistemas de informações gerenciais da Universidade, como o SIG-UFPA, COC, Sagitta etc.

Além disso, existem outras coordenadorias que possuem papel muito importante na manutenção da comunicação tecnológica da Universidade. A Coordenadoria de Datacenter, por exemplo, está responsável por toda segurança de informação da UFPA, tomando conta da integridade dos dados da Instituição, da  auditoria, do backup dos principais sistemas; além da Coordenadoria de Administração, que trata de assuntos internos do CTIC.

Assessorias - Para o diretor do CTIC, Marco Aurélio Capela, o papel das Assessorias  de Inovação Tecnológica e de Orientação Normativa em TI, apesar de não estarem tão presentes no dia a dia da comunidade acadêmica, também tem grande importância para a infraestrutura de TI da Universidade. As assessorias têm como objetivo elaborar o plano diretor de tecnologia da informação da UFPA.

“Quando se fala de um centro de tecnologia, não tem como separar as partes, todas trabalham em conjunto. Caso um instituto queira montar um laboratório que vá beneficiar a comunidade acadêmica, se o processo não passar pela Assessoria de orientação normativa em T.I, ele corre o risco de não estar adequado à lei, como para adquirir a licença de um software. Então, essa assessoria vai fazer a avaliação da aquisição dos equipamentos”, cita Marco.

Comunidade Acadêmica - Todos os membros da comunidade acadêmica podem ter acesso aos serviços oferecidos pelo CTIC. Para isso, o usuário deve entrar em contato com a Coordenadoria de Atendimento do Centro ou por meio do sistema de atendimento Sagitta. Nesses casos, a solicitação será avaliada e indicada para a área competente realizar o atendimento. Mais informações no site.

Redes institucionais - Atualmente, o CTIC oferece três tipos de redes institucionais. A Rede Darwin, uma rede em fibra óptica e topologia em anel, o que garante redundância no serviço, está disponível em toda a Cidade Universitária. As redes sem fio Institucional, Visitantes e Eduroam estão distribuídas em 90% do campus; e os links de dados dos campi do interior, que são 29,  distribuídos em 11 municípios que possuem campus instalado.

Serviço:
Para mais informações, entre em contato com o CTIC:
Telefones: (91) 3201- 7288 / 3201 -8280

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Foto: Arquivo de Alexandre Moraes
Arte: Divulgação / CTIC