Página inicial > Últimas Notícias > Treinamento Latu Sensu do SIGAA

Treinamento Latu Sensu do SIGAA

• Publicado: Domingo, 19 de Março de 2017, 22h25

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) realiza, até esta quinta-feira, 16 de março, a capacitação de coordenadores e secretários de cursos de especialização da UFPA para utilização do módulo Lato Sensu do Sistema de Informações Gerenciais de Atividades Acadêmicas (SIGAA). É a terceira turma de capacitação ofertada pelo CTIC. O módulo será usado por docentes e coordenadores para melhor gerenciamento dos cursos de especialização. O SIGAA facilita atividades, como realizar o processo seletivo, ofertar turmas, matricular discentes, lançar notas e disponibilizar documentos para os alunos, tudo isso por meio da plataforma on-line.

Antigamente, a Universidade utilizava o Sistema de Informação para Ensino (SIE), mas, segundo Jnane Neiva, da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário, havia muitas dificuldades: o sistema precisava ser instalado no computador e podia ser utilizado exclusivamente pela coordenação do curso. Com o novo sistema, além de proporcionar acesso também aos professores e aos alunos, as consultas podem ser feitas de qualquer lugar, basta ter um aparelho com acesso à internet, inclusive facilitando o acesso para os usuários dos campi do interior.

O módulo de graduação na modalidade presencial foi o primeiro a ser utilizado no SIGAA e, posteriormente, foi implantado o módulo de Stricto Sensu, que compreende o mestrado e o doutorado. A migração do módulo de Lato Sensu para o SIGAA é um passo essencial para que o sistema funcione como um banco de dados único. Será mais fácil gerenciar todos os módulos da UFPA em uma só plataforma, afirma Jnane. Dezenove funcionários estão sendo capacitados, e esta é a terceira turma que recebe aulas de orientação para o uso do sistema. A importância do treinamento é facilitar o aprendizado e a prática das funcionalidades do novo sistema, principalmente para aqueles usuários que estão tendo o primeiro contato com o SIGAA.

Acesso do sistema para os alunos e coordenadores - A previsão é que a partir de 20 de março, o SIGAA esteja funcionando com o módulo de especialização.

Em caso de dúvidas ou dificuldades no uso, o aluno precisa se reportar à sua coordenação de pós-graduação. Na ocorrência de problemas no sistema, o usuário pode recorrer ao SAGITTA, o sistema de atendimento ao usuário da UFPA. Basta entrar no site do SAGITTA com o mesmo usuário e senha do SIGAA.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do CTIC
Foto: Alexandre Moraes