Página inicial > Últimas Notícias > Segurança na web é pauta na Semana do Calouro 2017

Segurança na web é pauta na Semana do Calouro 2017

• Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2017, 09h38

O que você sabe sobre a rede de dados da UFPA? Além de entender os benefícios do WiFi da instituição e serviços de Tecnologia da Informação, é necessário tomar certos cuidados na hora de utilizá-lo. Para discutir mais sobre o assunto, o CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) convida você para a palestra de segurança da informação na Semana do Calouro 2017.

A palestra é realizada todos os anos para os novos alunos da UFPA e visa, acima de tudo, conscientização. “Muitos alunos utilizam a internet para acessar sites e fazer downloads sem fins acadêmicos”, diz Hiago Prata, bolsista de Tecnologia da Informação do CTIC. Essa prática faz com que a rede fique abaixo da capacidade ideal para a realização de atividades institucionais.

Equipe estará preparada para esclarecer dúvidas - As principais dúvidas dos calouros quanto ao uso dos recursos tecnológicos da UFPA são o registro na rede, uso da co10 03 15  Palestra Calouros   Adolfo Lemos 13nta institucional para acesso aos periódicos Capes, e acesso a caixa de email. O público poderá fazer questionamentos à equipe do CTIC nos dias de evento. Essas e outras questões também podem ser consultadas na Wiki do CTIC.

Público específico - A semana do calouro será dividida em dias voltados para cada área específica de conhecimento: linguagens, humanidades, saúde e ciências. Mesmo assim, o assunto diz respeito a toda a comunidade acadêmica, por isso a palestra será promovida em todos os 4 dias. No caso do dia 17, dia em que o público da área da tecnologia estará presente, o CTIC planeja fomentar discussões mais técnicas entre os calouros.

Cumprimento da lei - Muitos não sabem, mas o download ilegal de filmes e músicas na rede da Universidade traz consequências para a instituição, como processos judiciais por direitos autorais. “Isso afeta diretamente ao usuário, pois causa problemas de acesso à internet, a Universidade é notificada, e deverá responder possivelmente um processo para apuração das fraudes”, lamenta Marco Capela, diretor do CTIC. Ele reforça: a internet da instituição é um serviço público que precisa ser utilizado com consciência pelos alunos e servidores da instituição.

Serviço:

Palestra “Segurança da informação: você usa com segurança a comunicação na internet?”

Dias 17 e 18 de abril às 14h, 19 e 20 de abril às 15h no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN)

Confira aqui a programação completa da Semana do Calouro 2017.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

Foto: Arquivo Adolfo Lemos