Página inicial > Últimas Notícias > CTIC participa do XXIX Fórum de Coordenadores de Campi

CTIC participa do XXIX Fórum de Coordenadores de Campi

• Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2017, 15h09

Os campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) nos municípios de Breves, Cametá, Salinópolis, Abaetetuba e Tucuruí aumentaram em até 10 vezes a velocidade do serviço de Internet. Os dados foram divulgados pelo CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) no último Fórum dos Coordenadores dos campi da UFPA, ocorrido em Capanema nos últimos dias. O evento, realizado duas vezes ao ano, contou com a participação de coordenadores, vice coordenadores de todos os 11 campi e da administração superior da UFPA.

Os Fóruns são realizados a fim de apresentar ações feitas para suprir necessidades anteriores e coletar novas demandas em relação às atividades e serviços da UFPA. “Entre as maiores reclamações desde o último Fórum estava a dificuldade no acesso à Internet dentro dos Campi, principalmente em Breves, Cametá, Soure, Tucuruí e Abaetetuba”, conta Marco Aurélio Capela, diretor do CTIC. Desde então, o CTIC, fortalece a parceria com a PRODEPA (Empresa de Processamento de Dados do Pará), a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) - provedoras de Internet oficiais dos Campi da UFPA - e a Coordenações dos Campi têm trabalhado em conjunto para melhorar o acesso à Internet na instituição.

Centro de Tecnologia consegue superar as expectativas - “Conseguimos melhorar os links de Internet de vários Campi”, ressalta Marco Aurélio. Com o uso da rede do NAVEGAPARA, o campus de Salinópolis teve um aumento da velocidade de conexão de 2MB para 20MB. Em Breves, o aumento foi de 10MB para 40MB, Cametá de 10MB para 20MB e pela rede da RNP em Abaetetuba, de 4MB para 20MB. No campus de Tucuruí, em que a velocidade de conexão é estável, houve a instalação de um novo equipamento que permitiu o uso dos dois links ao mesmo tempo, o que facilitou o acesso a Internet.

Além das melhorias no link de Internet, Marco Aurélio lembra as ações administrativas realizadas desde o ano passado. “Em novembro de 2016 nós reunimos os técnicos de TI dos Campi para tratar da política de nova administração do CTIC”. Além disso, o diretor ressalta que o CTIC, como órgão líder da gestão de Tecnologia da Informação dos campi da UFPA, se dispõe a prestar assistência aos técnicos e analistas dos campi a qualquer momento.

“Depois da mesa redonda em que analisamos as demandas dos servidores, a relação ficou melhor e eles sempre nos procuram para resolver problemas e tirar dúvidas”, diz Marco Aurélio. Isso garante que a UFPA continue a oferecer o melhor serviço com a mais rápida resposta possível para os alunos.

O trabalho não para por aí - “O CTIC recebeu o reconhecimento do reitor e das equipes administrativas dos campi”, comemora Capela. O Fórum rendeu vários elogios aos novos projetos realizados pelo CTIC na UFPA. Mesmo assim, o diretor afirma que o Centro de Tecnologia não pretende estagnar.

O próximo Fórum será realizado em setembro no município de Altamira. Até lá, o CTIC planeja expandir e aprimorar os serviços o máximo possível. A equipe da Coordenadoria de Redes espera concluir a instalação da rede sem fio nos campi de Castanhal e Bragança. No campus de Capanema será desenvolvido um serviço de autenticação do usuário para garantir maior segurança à rede interna. Nos Campi de Abaetetuba, Tucuruí e Cametá será lançado uma fibra óptica para melhorar os links pelo programa NAVEGAPARÁ. No Campus de Cametá também deverá ser feito um aumento na velocidade do link da RNP para 20MB - atualmente é 6MB.

Serviços:

Consulta de status dos links de dados do interior: https://www.ctic.ufpa.br/publicacoes/paginas/statusLinks.html

Tráfego de dados nos links dos campi: https://www.ctic.ufpa.br/index.php/campus-do-interior

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação do CTIC