Página inicial > Últimas Notícias > CTIC ativa backbone de dados e rede sem fio na nova sede do CEABIO

CTIC ativa backbone de dados e rede sem fio na nova sede do CEABIO

• Publicado: Sábado, 17 de Fevereiro de 2018, 23h29

Sob a responsabilidade da Coordenadoria de Redes do CTIC, foi realizado os serviços para ativação da fibra óptica, instalação, configuração e testes dos equipamentos necessários para a rede funcionar. A nova sede contará com cabeamento estruturado, distribuído com pontos em todas as salas, as redes sem fio oficiais da universidade e homologadas pelo CTIC estarão disponíveis para todos os usuários. Foram instalados rádios em cada pavimento com suporte para 500 usuários conectados simultaneamente.

Relatos: “O cabeamento estruturado está bem-feito, está tudo bem organizado, tudo bem identificado. Todas as salas e os espaços de maior fluxo de pessoas serão atendidos com as conexões de rede, seja através de cabeamento estruturado ou acesso sem fio” informou Marcelo Moraes, Coordenador de Redes.

Sobre o CEABIO: é o Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade. É um  órgão complementar do Instituto de Ciências Biológicas. Sua sede está situada no terreno 11 do PCT-Guamá. Ele é constituído por um corpo de nove professores doutores, juntamente com seus alunos de graduação, pós-graduação e técnicos administrativos da UFPa. O CEABIO conta ainda com outros integrantes, dos campus de Altamira e Bragança. Há ainda uma rede de pesquisa associada de outras instituições amazônicas, composta por pesquisadores do INPA, da UFOPA, da UNITINS e da UFMT. A nível nacional os parceiros são da UnB e UNESP. A nível internacional, Universidade da Florida, EUA, Universidade de Cambridge e Universidade de Kent, Reino Unido, Universidade de Buenos Aires, Argentina, Smithsonian Tropical Research Institute, Panamá.

Principais objetivos:

I - realizar estudos e pesquisas que contribuam para a preservação da floresta Amazônica em pé, bem como a compreensão da diversidade biológica na Amazônia brasileira;

II - gerar, sistematizar e difundir conhecimento científico e tecnológico nas Ciências da Vida e áreas afins, integrando-os aos saberes tradicionais;

III - fornecer subsídios para elaboração de políticas públicas para a conservação do Bioma amazônico;

IV - fomentar, apoiar e promover o aperfeiçoamento, a qualificação técnica e a troca de experiências entre profissionais, mediante a realização de cursos de extensão universitária, estágios, seminários, palestras, workshops, fori, treinamentos a distância e em serviços  similares;

V- implantar e manter um centro de documentação que sirva de referência e base de dados para consultas, estudos, pesquisas e projetos;

VI - manter e estimular intercâmbio científico e tecnológico com instituições congêneres locais, nacionais e estrangeiras;

VII - prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade;

VIII - promover, por todos os meios disponíveis, a difusão de conhecimentos dados e informações acerca das inovações do pensamento nas áreas de interesse social, político, econômico, tecnológico e cultural.

Coordenador Responsável: Julio Cesar Pieczarka

Inauguração: 21/02/2018.