Página inicial > Últimas Notícias > CTIC participa da 1ª Reunião de Avaliação Estratégica do PDI 2016-2025

CTIC participa da 1ª Reunião de Avaliação Estratégica do PDI 2016-2025

A Universidade Federal do Pará realizou Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) na manhã do último dia 29 de junho, sexta-feira, no auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores (SEGE), prédio da Reitoria, com o intuito de avaliar a estratégia constante na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2016-2025 da Instituição. A avaliação ocorre por meio da mensuração dos desempenhos dos indicadores e objetivos, bem como pelo acompanhamento dos status das ações e dos projetos estratégicos.

Objetivos - A RAE tem como missão principal acompanhar a implementação da estratégia por meio do monitoramento dos indicadores, das metas e das iniciativas estratégicas constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA, período de 2016 a 2025, objetivando, ainda, implantar uma nova cultura de reunião focada na melhoria da execução da estratégia, diferenciando-se, com nitidez, das reuniões de avaliação das operações, que resolvem problemas de curto prazo e monitoram o aprimoramento dos principais processos operacionais. O propósito é analisar os resultados e comprometer a equipe com solução dos problemas.

O CTIC estava representado pelo Administrador Roberto Relvas, o Analista de TI e assessor de inovação tecnológica Antônio Barros além do diretor atual Marco Aurélio Capela. A participação do CTIC foi para apresentar o avanço de suas ações desenvolvidas para alcançar o seu objetivo estratégico, “Assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de tecnologia da informação”, estabelecido no PDI institucional, e medidos através de três indicadores:

• % de implantação do Sistema Integrado de Gestão – SIG-UFPA;
  • Índice de conectividade dos Campi;
  • Índice de disponibilidade de sistemas.

Cada indicador possui suas iniciativas estratégicas, ações, que norteiam as atividades do CTIC. Para saber mais sobre a participação do CTIC, acesse aqui a apresentação feita na RAE.

raeDe maneira geral, os sinalizadores de desempenho apresentados na reunião mostraram resultados satisfatórios do CTIC. O reitor Emmanuel Tourinho finalizou o evento enfatizando a importância da RAE, destacando a contribuição dela para uma reflexão sobre aquilo que foi planejado, realizando um balanço do que foi feito, do que precisa ainda ser feito e o que pode ser reformulado, em razão das mudanças no cenário político, econômico e social frente ao desafio da Universidade em ser centro de excelência na produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural.

Texto: Assessoria de comunicação do CTIC;
Fotos: Alexandre Moraes