Página inicial > Últimas Notícias > CTIC apresenta informações sobre as ferramentas do G Suite institucional

CTIC apresenta informações sobre as ferramentas do G Suite institucional

• Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2020, 09h23

Desde janeiro deste ano a UFPA disponibiliza para seus seus alunos e servidores as ferramentas em nuvem do Google: o G Suite. Para utilizar as ferramentas, o usuário precisa apenas de acesso a internet, pois pode ter acesso por meio dos aplicativos diretamente no navegador de sua preferência ou instalando os aplicativos em smartphones e tablets. Atualmente, a plataforma institucional tem mais de 5200 usuários migrados. Juntos, todos os usuários já adicionaram mais de 980 mil arquivos, fizeram mais de 1700 conferências e trocaram mais de 330 mil e-mails.

Benefícios principais: espaço de armazenamento para arquivos e e-mails, anti-spam seguro, ferramentas online de colaboração, acesso em dispositvos móveis e a identidade institucional preservada.

Quem pode utilizar o G Suite institucional? Qualquer membro da comunidade acadêmica da UFPA (servidores e alunos) com vínculo ativo pode usar o G Suite. Os usuários criados antes do ano de 2020 devem fazer a migração/adesão, um processo rápido, fácil e totalmente automatizado via SAGITTA: basta solicitar e a conta será criada no G Suite da UFPA imediatamente. E-mails da plataforma antiga serão migrados em segundo plano, sem necessidade de configuração manual. Acesse aqui o manual para fazer o procedimento de adesão. Para servidores que nunca criaram sua conta institucional, vocês podem solicitar via SAGITTA, para alunos basta seguir este tutorial.

Principais ferramentas - Gmail, Hangout (chat e meet), drive, formulários, agenda, apresentações, planilhas, documentos, sites e grupos. Acesse aqui um tutorial resumido sobre a descrição e utilização das funções básicas de algumas ferramentas.

O Google mantem um espaço online para todos usuários com manuais, telas e funcionalidades de todas os aplicativos que compõem o G Suite. Em caso de dúvidas quanto a utilização dos sistemas, acesse o Centro de Aprendizagem do G Suite, escolha a aplicativo que deseja visualizar os tutorias e tire suas dúvidas. Abaixo já disponibilizamos alguns links diretos para a página de suporte.

Como é o acesso? O seu acesso é seguro e garantido pela comunidade CAFe/RNP, da qual a UFPA faz parte. A base de dados dos usuários é hospedada no data center da UFPA e não é compartilhada, e por isso, antes de usar qualquer serviço do G Suite, o usuário será redirecionado para a página de autenticação em nossos servidores. Após o processo de validação de suas credenciais, você será automaticamente redirecionado ao serviço do G Suite no qual estava realizando login antes. É importante lembrar de preencher o endereço completo da sua conta na página de login do Google para ser redirecionado para o login interno (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). O processo de autenticação é único para qualquer aplicativo móvel e enquanto durar a conexão ativa no navegador ou aplicativo de usuário. Para faciliar o acesso aos serviços criamos alguns endereços diretos, por exemplo:

Se mesmo após o acesso aos tutorias disponíveis você ainda estiver com dúvidas, não deixe de entrar em contato, o CTIC disponibiliza a página http://gsuite.ufpa.br com links e informações sobre toda a plataforma, contatos e suporte. Você pode entrar em contato através de um chamado no SAGITTA se a sua dúvida não estiver contemplada nos manuais disponíveis ou você não conseguir utilizar o serviço.

Foto: G Suite/Google

Texto: CTIC