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RNP informa sobre nova infraestrutura do serviço conferência web

  • Publicado: Domingo, 28 de Novembro de 2021, 18h52

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) irá atualizar, a partir do dia 06 de dezembro, a sua plataforma de conferência web. A partir dessa data, os usuários terão mais espaço para suas gravações, além de disponibilização mais rápida dos arquivos.

O serviço ganhará uma infraestrutura elástica e baseada em microserviços, especializada na tarefa de gravação de reuniões. A partir da atualização, os usuários terão até 30 dias para realizar o download de suas gravações, que podem acumular até 100GB, equivalente 780 horas, 10 vezes mais espaço que atualmente.

Os membros da comunidade acadêmica da UFPA que possuem conta institucional já podem utilizar o recurso de videoconferência, o serviço permite a interação de equipes remotas em tempo real, de forma simples, usando um computador ou um dispositivo móvel. Basta um navegador web e conexão com a internet para organizar e participar de reuniões com recursos de comunicação e colaboração.

Benefícios: Para toda a comunidade acadêmica da UFPA o principal benefício é a facilidade em reunir pessoas, perto ou longe uma das outras, a qualquer hora e com um mínimo de recursos necessário. Dessa maneira, é possível gerar economia, agilizar processos, aumentar a produtividade e facilitar a comunicação na sua instituição. O serviço pode ser usado em diversas ocasiões, entre elas reuniões de equipe, defesas de teses e dissertações, transmissão de webinars ou eventos, capacitação, treinamento, etc. Alguns dos recursos disponíveis para os usuários são:

  • Compartilhamento de áudio e vídeo;
  • Compartilhamento de documentos e tela de trabalho;
  • Gravação de reuniões (deverá ser solicitado a permissão, atualmente a UFPA dispõe de apenas 300 licenças).

Como funciona: O serviço precisa de um navegador em sua versão mais recente. É recomendado utilizar o Mozilla Firefox ou Chrome.

Um headset de boa qualidade faz toda diferença na experiência de uso. Entranto se não for possível adquirir o equipamento, um microfone embutido em notebook e webcam já é o suficiente.

Por se tratar de um serviço de comunicação multimídia em tempo real, uma rede local de baixa qualidade pode ocasionar problemas como picotes e falhas na voz e no vídeo. Redes Wi-Fi públicas de baixa qualidade ou com muita interferência podem implicar em uma experiência ruim. É recomendado sempre usar uma rede cabeada ou um ambiente Wi-Fi controlado.

Links úteis:

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Service Desk pelo telefone/whatsapp: 0800 722 0216 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Texto: CTIC/RNP

Foto: Google/RNP/CTIC

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