Página inicial > Últimas Notícias > CTIC oficializa novas políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

CTIC oficializa novas políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

• Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 12h05

O Centro de Tecnologia e Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou novas políticas de TIC, por meio do Comitê de Governança Digital, junto ao Conselho Superior de Administração (CONSAD). As políticas dizem respeito a Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação, Backup e Restauração de Dados Institucionais, Gestão de Ativos da Informação e Comunicação, além da Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Segundo o atual diretor do CTIC, Marco Aurélio Capela, a aprovação das políticas é importante porque direciona a utilização de TI na Universidade e coloca na forma oficial as ações que já ocorrem na prática. “Por exemplo, o CTIC, e várias unidades da instituição já atendem a chamados abertos via Sistema de Atendimento ao Usuário da UFPA (Sagitta) e já existe uma hierarquia de governança em TI, por meio do Comitê de Governança Digital, assessorado pelo Comitê de Segurança de Informação, sendo o CTIC, a unidade gestora, fazendo a linha de estratégia e operacional na área de TIC, de modo que as políticas consolidam nossas ações”, explica.

A instituição das políticas tem como objetivo garantir a modernização da governança de tecnologia da informação e comunicação da UFPA para atendimento das necessidades da comunidade universitária e a sociedade. “Os documentos guiam, a partir de agora, de forma instrumentalizada a TI da Universidade, deixando-a mais organizada”, complementa Capela.

A Política de Backup e Restauração de Dados Institucionais da UFPA, por exemplo, visa garantir a criação, manutenção e restauração de cópias de segurança dos dados institucionais localizados nos ativos de tecnologia da informação e comunicação da UFPA. Enquanto que a Gestão de Ativos da Informação e Comunicação garante a melhor gerência do inventário de softwares e hardwares utilizados nos equipamentos de TIC da universidade. O objetivo é assegurar a disponibilidade e a integridade da informação gerada ou mantida pelos ativos de TIC em uso.

Por fim, a Política de Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação estabelece as diretrizes para o Catálogo de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTIC) no âmbito da UFPA. O CSTIC é o conjunto de todos os serviços que são oferecidos aos usuários da comunidade administrativa e acadêmica da universidade, viabilizando a elevação do nível de maturidade em governança de tecnologia da informação e comunicação na universidade, fazendo com que os principais termos, condições e controles definidos estejam integrados ao processo de prestação de serviço.

O CSTIC da UFPA apresenta ainda os serviços informatizados na visão do usuário, com todas as informações dos serviços claramente disponíveis, além de permitir a aferição de métricas e indicadores de desempenho.

O diretor Marco Aurélio Capela afirma que o diferencial dessas iniciativas é o alcance da maturidade na governança de TIC da Universidade. “Anualmente passamos por uma avaliação do Tribunal de Contas da União, que mede o nível de governança da instituição, a TIC é um dos eixos avaliados, com as novas políticas aprovadas, nossa expectativa é que a maturidade em governança de TI se eleve e permita melhores resultados no índice geral”, aponta.

O CTIC aguarda que futuramente novas políticas serão aprovadas nos conselhos superiores, à Política de Segurança da Informação e Comunicação e à Política de Organizacional de Desenvolvimento de Softwares, ambas irão melhorar ainda mais a maturidade em governança de TI da Universidade.

Acesse a baixo as políticas aprovadas.

Texto: Jéssica Souza - Ascom UFPA

Foto: CTIC