Página inicial > Últimas Notícias > Link de Internet no Campus de Salinópolis recebe novo upgrade

Link de Internet no Campus de Salinópolis recebe novo upgrade

• Publicado: Terça, 21 de Março de 2023, 15h39

A rede de Internet do campus passou a funcionar com maior velocidade desde o início do mês de março. O upgrade no link de dados foi viabilizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o campus agora está com 100 MB de velocidade - anteriormente eram 40 MB.

Os usuários já podem sentir diferenças na hora de utilizar a rede do campus: o carregamento de páginas e arquivos na web é realizado com mais rapidez, o que facilita o estudo e pesquisa na Universidade e oferece maiores recursos aos professores nas aulas em laboratório.

Os usuários devem usufruir da rede para fins acadêmicos e administrativos - o CTIC audita e monitora as redes de dados dos campi. O objetivo é diminuir o uso desvirtuado da rede - quando o usuário utiliza o recurso da Universidade para fins não acadêmicos ou ilegais, como download de filmes, seriados e jogos. Marco Capela, diretor do CTIC, explica que a melhoria do link em Salinópolis é realizada exclusivamente com o objetivo de estimular o estudo e pesquisa na Universidade: “a Internet irá funcionar perfeitamente, desde que seja utilizada em aulas práticas de laboratório, projetos de pesquisa e extensão e rotinas administrativas”.

Próxima etapa - Agora é a vez do Campus de Cametá passar por análise de viabilidade técnica para melhoria no seu link de dados da RNP. A meta é atingir a velocidade de no mínimo 50 MB no link atual do campus, que é de 30 MB, entretanto o objetivo final do CTIC é chegar a uma banda com velocidades de 100 MB conforme está disponível em outros campi.

Texto: Assessoria de comunicação do CTIC

Foto: Freepik