Página inicial > Últimas Notícias > UFPA implanta novo sistema para gestão de eventos, o SIGEventos

UFPA implanta novo sistema para gestão de eventos, o SIGEventos

• Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 00h28

O SIG-UFPA (Sistema Integrado de Gestão) recebe mais um novo módulo para atender a comunidade acadêmica e a gestão da Universidade. O módulo de gestão de eventos, SIGEventos (https://sigeventos.ufpa.br). O objetivo é reunir todos os eventos da Universidade em uma única plataforma, sendo um sistema para divulgar informações, realizar inscrições, submissão de trabalhos, avaliações e emissões de certificados de todas as atividades realizadas. Atualmente a gestão inicial do módulo ficará a cargo da Diretora de Apoio a Docente e Discentes (DADD) da PROEG, professora Joelma Morbach, como uma iniciativa da PROEG para auxiliar docentes/técnicos que precisam realizar/coordenar eventos e nem sempre dispõe de recursos humanos/financeiros para criação de sites e contratação de gerenciadores de  eventos.

Os gestores dos módulos, já receberam o treinamento para operacionalização do ambiente, e o SIGEventos já está em produção, o primeiro evento teste foi o II Seminário Integrado PIBID-RP, que ocorreu de 11 a 13 de dezembro de 2023, onde todas as etapas do sistema foram testadas e aprovadas.

Qualquer servidor da UFPA pode utilizar o SIGEventos para gerenciar o seu evento, desde que esse tenha autorização da reitoria ou da direção da unidade/subunidade para ocorrer, que seja uma ação institucional e que tenha caráter de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento científico, tecnológico ou institucional, ou de estímulo à inovação. A PROEG por meio da DADD em parceria com o CTIC ofertará cursos de capacitação para o uso do sistema ao longo de 2024.

Ernani Sales, Coordenador de Sistemas da UFPA, ressalta a importância de reunir cada vez mais informações sobre as atividades da Universidade no SIG-UFPA: “A partir dessa base integrada será possível mensurar todos os eventos realizados na Universidade. Anteriormente, não era possível gerar um relatório com todas essas informações, porque os dados eram armazenados em sistemas separados”. Esse mapeamento de eventos, segundo Ernani, é fundamental para que a Universidade se organize e invista em recursos de forma mais eficiente, pois com o novo sistema implantado a quantidade de informações integradas na base de dados do SIG-UFPA irá aumentar.

Esta ação está vinculada ao objetivo estratégico estabelecido no PDI da UFPA - “Assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de Tecnologia da Informação” e medida através do indicador “% de Implantação do Sistema Integrado de Gestão SIG-UFPA”.

Acesse o sistema: https://sigeventos.ufpa.br

Manuais: