Página inicial > Últimas Notícias > CTIC habilita o serviço da rede sem fio UFPA 2.0 no Campus de Soure

CTIC habilita o serviço da rede sem fio UFPA 2.0 no Campus de Soure

• Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 15h26

Estudantes e servidores do Campus de Soure, no marajó, já podem ter acesso a um serviço de internet com maior velocidade de transmissão de dados e capacidade de usuários, graças à instalação de novos equipamentos e o upgrade do link de internet do Campus.

O link do Campus passou de 20 para 100 Mbps, o aumento foi realizado no último mês de junho e estava em preríodo de homologação pela RNP, a nova velocidade foi oficializada após os testes realizados atenderem aos requisitos básicos. A rede sem fio homologada pelo CTIC foi instalada no Campus, são três novos rádios, com capacidade para 500 usuários por aparelho. A implantação beneficia diretamente os alunos, que passam a ter maior acesso à internet, estimulando o ensino, pesquisa e extensão no campus, ao todo mais de mil conexecões simultâneas podem ser realizadas pela nova instrutura de rede sem fio. Para saber mais sobre a velocidade dos links de internet nos Campi da UFPA acesse aqui.

Anderson Maia,  Coordenador do Campus, relata que "O acesso à rede de internet sem fio irá beneficiar alunos, professores e técnicos do campus. Os alunos poderão utilizar seus computadores pessoais e aparelhos móveis para estudar, pesquisar, colaborar e realizar projetos de aprendizagem. Docentes visitantes poderão utilizar seus computadores pessoais para preparar e ministrar aulas. E o pesquisador visitantes poderão acessar as plataformas de artigos científicos de seus aparelhos. O aumento do link para 100MB aumentará a qualidade do trabalho dos servidores administrativos e docentes. Possibilitará maior rapidez no uso dos sistemas de informação e das plataformas administrativas e acadêmicas. Esses avanços irão resultar no desenvolvimento dos projetos e trabalhos realizados pela comunidade do campus de Soure o que impactará diretamente na diferença que fazemos na sociedade marajoara. Agradecemos a gestão do prof. Emanuel e prof. Gilmar e a dedicação do CTIC na implementação destes avanços."

Status da rede UFPA 2.0 nos Campi: Atualmente os Campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis e Soure já possuem equipamentos instalados e configurados com a solução de rede sem fio homologada pelo CTIC, falta apenas o campus de Tucuruí receber as configurações da rede sem fio e disponibilizar para a comunidade acadêmica, os equipamentos já foram repassados para a Coordenação do Campus. Todo este trabalho foi realizado através da parceria entre os campi e o CTIC, contando com o apoio fundamental da Administração Superior que garantiu investimentos para expansão da rede institucional, essa ação está diretamente vinculada ao objetivo estratégico estabelecido no PDI da UFPA - “Assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de Tecnologia da Informação”.

rede sem fioAs redes são limitadas a pessoas vinculadas à instituição - Diferente do campus de Belém, que conta com a rede “UFPA 2.0 - Visitantes”, o acesso à internet nos campi fora da capital não é permitido a qualquer pessoa. A medida foi adotada como uma maneira de garantir segurança à rede de dados e limitar acessos de usuários externos, que não necessariamente utilizam a rede para o estudo.

Por isso, em todos os campi os usuários precisam ter um vínculo institucional com a UFPA para utilizar a rede “UFPA 2.0 - Institucional” ou com outras instituições credenciadas na rede “Eduroam”. Entenda mais sobre o acesso nos links abaixo.

Professores e técnicos administrativos da UFPA podem utilizar sua conta de e-mail para acesso a rede sem fio "UFPA 2.0 - Institucional", se houver algum problema com a senha pode-se utilizar esse tutorialpara tentar sanar o problema.

Existe a possibilidade de um servidor de outra universidade nacional ou estrangeira ter acesso a rede sem fio sem burocracia, basta utilizar suas credenciais de acesso para entrar na rede "Eduroam".

Aos alunos que não possuem conta institucional acesse este manual e aprenda a fazer seu cadastro.

Após a criação da conta institucional os usuários poderão utilizar as instruções abaixo para configurar a rede em seus dispositivos (smartphones, notebooks, tablets, etc). A configuração é simples e rápida, sendo necessário realizar apenas uma vez por dispositivo utilizado, e a mobilidade entre as redes é garantida, ou seja, se algum usuário se deslocar para o campus de Belém ou qualquer outro campus que tenha as redes sem fio institucionais será conectado automaticamente de forma transparente, explica o Coordenador de Redes do CTIC, Marcelo Moraes.

Manuais de configuração da rede sem fio

Rede sem fio “UFPA 2.0 - Institucional” - instruções para acesso em:http://wiki.ctic.ufpa.br/index.php/Categoria:Rede_sem_Fio

Rede sem fio “Eduroam” -instruções para acesso em:https://wiki.ctic.ufpa.br/index.php/Categoria:Rede_sem_Fio_Eduroam

Texto/Foto: Divulgação CTIC